Perguntas frequentes

Abaixo você encontrará algumas perguntas mais frequentes sobre orquídeas:



1. Pode-se plantar qualquer orquídea na terra?
R: Não, somente as orquídeas terrestres, pois, por exemplo, se você plantar uma planta epífita na terra haverá o apodrecimento das raízes, o que poderá levar a mesma a morte.




2. Quando a planta esta florida pode se molhar as suas flores?
R: Pode ser molhadas, mais a poucas regas, pois algumas destas flores perdem a durabilidade, principalmente Cattleyas e seus híbridos como warnerii e labiata, etc.




3. Como retirar a muda que será transplantada ?
R: Se estiver vaso de barro: É só mergulhar o vaso que está com a planta em um recipiente com água, onde o vaso fique todo recoberto pela a mesma por ate cinco minutos, verá que puxando com cuidado a planta do vaso, ela sairá facilmente e com muito pouco raízes danificadas.

Se estiver vaso de plástico: É só você pressionar o vaso de plástico aos pouco e com delicadeza, logo percebera que a planta sairá facilmente sem machucar as raízes, daí o plantio em outro vaso é o convencional.





4. Quantos pseudobulbos devo deixar na planta a ser transplantada?
R: Recomenda-se que seja em número de 5 e mínimo de 4 mais 1 broto novo.




5. Quando replantar a minha orquídea?
R: Quando a planta se torna demasiado grande para o vaso, há quem recomende quando o ultimo bulbo estiver por ultrapassar a borda do vaso, ou quando o substrato já estiver deteriorado. De preferência na Primavera, no momento em que a planta começa a crescer de novo.




6. As orquídeas são difíceis de cultivar?
R: Não. Elas não são mais difíceis do que qualquer outra planta ornamental. Como qualquer planta, necessitam de água, fertilizante, luz e ar. Se você cuida de outras plantas ornamentais no seu jardim ou dentro de casa, você pode cultivar orquídeas.




7. Todas as orquídeas são iguais?
R: Muito pelo contrário. Nenhuma família de vegetais apresenta maior diversidade que a família das orquídeas. Ela é a maior família do reino vegetal, ocupando quase todos os ambientes em todos os continentes. Possuem plantas dos mais variados tamanhos e os mais curiosos formatos, formas e hábitos de crescimento. Algumas orquídeas apresentam minúsculas flores e outras maiores que um prato de mesa. Com os métodos atuais de propagação e hibridação, existem mais escolhas disponíveis do que nunca.




8. As orquídeas são parasitas?
R: Absolutamente não! Das aproximadamente 20.000 espécies de orquídeas naturais no mundo, nenhuma é parasita. Na natureza as orquídeas estão apoiadas em árvores ou arbustos e elas não retiram nada das plantas nas quais se hospedam. As orquídeas que crescem em árvores são chamadas de epífitas.




9. Onde adquirir orquídeas?
R: Adquira sempre orquídeas identificadas de produtores ou viveristas credenciados e idôneos que comprovem a origem da planta.




10. Eu preciso de uma estufa?
R: Não necessariamente. Muitas orquídeas podem ser cultivadas em sua casa próximas a janelas, obtendo a luz indireta do sol. Quando for selecionar uma planta, escolha aquela que irá sobreviver no ambiente que você pode oferecer a ela.



11. Preciso de orquidário, para cultivar orquídeas?
R: Não necessariamente. Durante a floração, proteger a orquídea das chuvas, faz-se necessário para preservar as flores por mais tempo. Fora da época da floração, elas podem ser abrigadas ao ar livre, desde que seja um lugar sem luz direta do sol, mas receba luminosidade, debaixo de uma árvore, ou sob o telhado de uma casa por exemplo. Proteja-as também do vento forte e constante.



12. Orquídeas vivem muito?
R: A maioria vive muuuuito! De fato, algumas espécies, dando a devida atenção, são "virtualmente" imortais. Divisões e propagações de orquídeas, descobertas no século XIX, continuam bem vivas e florindo ainda hoje.




13. As flores das orquídeas são perfumadas?
R: Algumas possuem essências poderosas, outras não. A maioria das orquídeas apresenta fragrâncias similares, enquanto outras se assemelham a fragrâncias do coco, cítrico, chocolate. As orquídeas, que não apresentam aromas, confiam na sua forma e nas próprias cores para atrair insetos ou pássaros para que seja feita a polinização. O perfume Euphoria da marca Calvin Klein, por exemplo, é composto pelo aroma da orquídea negra.



14. Quanto tempo duram as flores?
R: Depende do tipo da orquídea, do ambiente e do cuidado. As lindas flores híbridas da orquídea cattleya podem durar de uma a quatro semanas, enquanto as phalaenopsis duram geralmente de um a quatro meses.





15. Quantas vezes a orquídea floresce?
R: Novamente, depende da planta. Algumas, somente uma vez por ano, outras várias vezes ao ano, e uma minoria, floresce continuamente.



16. Quando as orquídeas florescem?
R: As mais populares florescem no inverno e na primavera. Outras espécies podem florescer em qualquer mês do ano.



17. Eu posso transportar as orquídeas?
R: Orquídeas são portáteis, porque crescem em potes e vasos. Podem ser carregadas para qualquer lugar, muitas são rotineiramente enviadas por navios para diferentes países do planeta, porém não se esqueça: uma planta bem adaptada e florindo todo ano, NUNCA deve ser submetida a uma brusca mudança de meio ambiente. Uma cattleya brasileira, por exemplo, não deve ser enviada para a Finlândia, pois, certamente não vai se adaptar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, terei prazer em respondê-lo.