quarta-feira, 11 de julho de 2012

Substratos!

             As orquídeas em sua grande maioria são epífitas.
 Isto quer dizer que elas vivem sobre as árvores, exigem muito pouco para o seu crescimento e sua sobrevivência, pois, se observarmos um tronco de árvore veremos líquens, musgos, detritos entre os galhos e também folhas em vários estágios de decomposição, misturados com corpos de insetos , tudo isso representa matéria orgânica, que as orquídeas assimilam pelas raízes e pelas folhas.

           Mas e quando queremos deixar nossas orquídeas em vasos, para enfeitar nossas casas, escritórios, jardins...?
           Bom, é aí que entra o substrato.
          Antes lembre-se, que é pelas raízes que vemos a saúde de nossa orquídea. Elas devem estar secas e na maioria das vezes de cor creme claro (quase branco).  As raízes precisam respirar, não podem ficar enxargadas, devem ter ótima drenagem.

Portanto, o susbtrato escolhido deve ter boa densidade, pode ser em pedaços para ter boa aeração e drenagem.

Mas afinal, o que é substrato?

   Substrato é todo o material utilizado como meio de germinação, manutenção e crescimento de plantas que não contenha terra (solo). Ele serve como sustentação e como fonte de nutrientes. Atualmente, a maior parte dos substratos é uma combinação de dois ou mais componentes, orgânicos, minerais ou sintéticos, realizada para alcançar propriedades químicas e físicas adequadas às necessidades específicas de cada cultivo.



Os substratos para orquídeas devem obedecer pelo menos 3 requisitos básicos:

  • Aeração para raízes

  • Boa durabilidade

  • Não tóxico



       Existem diversos substratos, aliás, “Existe de tudo como substrato para orquideas… De isopor a madeira picada. De fibras estranhas a “nada””.

          Vou me limitar a citar os substratos mais usados , nunca se esqueça de observar a combinação entre o ambiente em que vai cultivar suas orquídeas e a retenção de umidade do substrato escolhido:


        1.      Fibra de coco
( secagem moderada)




 
Este é provavelmente um dos substratos mais utilizados. É bem “aerado”,tem umidade parecida com a do xaxim, as raízes conseguem respirar. Não apodrece com facilidade. É muito utilizado para misturar com outros substratos. . É um substrato quase inerte de nutrientes tendo que fazer uma adubação mais sequencial se comparado com o xaxim. Tem uma boa fixação das raízes nos vasos. Só tenha cuidado, a superfície fica seca rapidamento, porém, o substrato mais profundo, ás vezes continua úmido.





      2.      Casca de Pínus:

   ( secagem moderada, quando sem pó,e lenta, se tiver pó.)


 



Muito usado também, é um substrato com média fixação da planta no vaso, sendo obrigado a utilização em alguns casos de um tutor para fixar melhor a planta no vaso. É um substrato que, como a fibra de coco é necessária uma maior frequência de adubações para a planta se desenvolver bem. Tem uma boa ventilação.
           Gosto de utilizá-la juntamente com a fibra de coco. Mas cuidado! Deve comprar a casca de pínus tratada, pois possui tanino que prejudica a planta.

  ** Para retirar o tanino, coloque de molhe em água limpa, trocando a água por 7 a 10 dias seguidos, até não sair mais a tinta. Feito isso, coloque no sol para secar e ensacar.**





      3.      Carvão Vegetal

( secagem rápida)




O carvão é muito legal, se usado na hora certa. Ele tem grandes vantagens, pois fornece bastante macro-nutrientes para as plantas, e não retem nada de umidade.  Mas atenção… Não use o carvão depois de usado na churrasqueira. Use um novo. E procure trocar a cada 2 ou 3 anos.






 
        4.      Esfagno

(secagem lenta)

 




 São excelentes em reter umidade, pois absorvem grandes quantidades de água em relação ao seu peso. Pode ser encontrado facilmente em floriculturas e locais que vendem artigos para jardinagem.
    É usado principalmente para o cultivo de pequenas plantas de orquídeas, até que adquiram tamanho e força para um novo substrato


            -------------------------------------------------------------------------

Observações:
                     
                   - Antes do plantio, lave bem o substrato com água de torneira. Depois deixe-o de molho por no mínimo uma hora em solução de água sanitária a 25%, em seguida lave com água limpa para enxaguar. (Isso ajuda eliminar o tanino e matar fungos e bactérias).

                   - Uma vez por mês jogue água em abundância no substrato para fazer a retirada de sais que ficam concentrados, estes são prejudiciais as plantas, principalmente as raízes que podem queimar.


                    - Nunca utilizar pratinhos em baixo dos vasos, isso faz com que as raízes fiquem úmidas e apodreçam.

               
                    - Utilize sempre no fundo dos vasos substratos de drenagem como : brita, isopor, cacos de telhas, etc...

    
    
                     - Nunca reutilize substrato velho para replantar orquídeas, eles apodrecem com o tempo e podem danificar as plantas.


           ------------------------------------------------------------------------

        Eu gosto e uso muito a fibra de coco com a mistura de casca de pínus e carvão vegetal, sempre utilizando brita no fundo do vaso para drenagem, tenho alcançado ótimos  resultados.
 
Podemos ainda usar: isopor, brita, chips de coco, caixetas, semente de açaí, piaçava, casca de peroba, plaquinhas de madeira, casca de arroz carbonizada, cacos cerâmicos, entre outros.
Falamos apenas dos substratos mais usados, com certeza há dezenas de outros mais que estão sendo usados, cada um com suas qualidades, e muito mais serão descobertos.  O importante é sempre ficar de olho na drenagem e aeração para manter sempre a saúde das raízes.

 
Fiquem atentos e boa sorte!!!!
 

Um comentário:

  1. Boa noite estou adorando ler as publicações do seu blog. parabéns. :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, terei prazer em respondê-lo.