segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Algumas dúvidas no cultivo da phalaenopsis...

 
imagens da internet


  A Phalaenopsis, conhecida também como a orquídea borboleta, é hoje uma das orquídeas mais procuradas para se presentear. Com suas flores grandes, com muitas variedades de cores e de longa duração, elas fazem sucesso quando o assunto é presentear com flores.
  Embora de fácil cultivo, alguns descuidos podem levar a sérios problemas.
  A disposição de suas folhas faz com que se forme um "copinho" no topo (axila) da planta, que quando molhada a água fica parada bem ali, o que favorece a formação de fungos e consequentemente o apodrecimento da parte principal da planta, o que por diversas vezes leva sua morte.



Local onde acumula água (imagens internet)

Apodrecimento na axila da planta (imagens internet)



  Quando isso ocorre, deve-se cortar as folhas atingidas pelos fungos, lavar bem, secar  e passar canela em pó no local atingido. Comumente, quando isso ocorre a planta não soltará mais folhas nesse local e provavelmente secará as restantes também, o que leva muitos acreditarem que a planta morreu. No entanto, se existirem raízes boas, deve-se manter o cultivo normalmente (rega, adubação, inseticidas) tomando cuidado para não deixar mais água acumulada na axila da planta e em breve ela te presenteará com novas mudinhas (keiki).


Abaixo veja imagens de uma Phal antes e depois do apodrecimento.


Depois
 Aqui fiz o replante e cuidei normalmente












antes