sábado, 30 de junho de 2012

Adubar as orquídeas regularmente ou não? Eis a questão.

          Muitas são as dúvidas sobre adubação de orquídeas, porém uma das mais frequentes é a regularidade dessas. Há quem diga que se deve adubar a cada 15 dias, mensalmente e dependendo do adubo até trimestralmente. Mas o que dizer de uma phalaenopsis com 29 flores numa mesma haste, e com mais duas hastes florais também com flores, adubada apenas uma vez ao ano? É o que relata o dono dessa phal :


"Coloco uma vez por ano após a primavera um adubo orgânico que se chama “farinha de osso”, misturando uma colher de sopa desta farinha em dois litros de água (uso garrafa pet) e rego ela várias semanas até acabar a água, depois é água pura mesmo, uma vez por semana! e sol na parte da manhã, mais ou menos duas horas de sol; ela está em um lugar coberto mas com bastante claridade o dia todo."(Vitor Hugo, de Santo Antonio da Platina/PR).

        Está claro que não adianta adubar, adubar e adubar se todo o ambiente não estiver favorável, por isso devemos ficar atentos as regas, umidade, luminosidade, substrato , sem esquecer do carinho e amor , ingredientes essenciais para o bom desenvolvimento de qualquer ser vivo.

   Confira as fotos retiradas do site do orquidário Cuiabá:





quinta-feira, 28 de junho de 2012

Orquídea, a Flor e o Exemplo!


         Que me perdoe o autor, desconheço a autoria desse texto, mas achei lindo e vou colocar um trecho dele:

" ...Não sei quem declamou a rosa como rainha das flores, embora não o conteste veementemente, devo lembrar que, quem o fez, também deveria ter enumerado princesas para as devidas sucessões, lembrando, igualmente, que a rosa é resultante de cuidados especiais em jardins feitos com esmero, ao passo que as orquídeas são guerreiras oriundas das florestas, grutas, serras e matagais, alimentando-se de madeira podre e sedimentos lenhosos.
No meu modesto entender, a orquídea deveria ser conduzida ao trono de rainha das flores, pela sua difícil sobrevivência na natureza e sua beleza sem par, passando a rosa a ser uma florida princesa.
Não sei quanto tempo vive uma orquídea, entretanto, sem sombra de duvida, tenho a convicção de que ela aumenta o meu tempo de vida quando a admiro e manuseio no modesto orquidário de minha casa, que considero como a nossa sala de visitas pela presença harmoniosa e bela das flores, folhas e raízes de tão linda irmã vegetal!"...